Monday, June 22, 2009

Respondendo um comentário sobre o "slowroll"

Fala galera, tudo bem?

No post anterior recebi a seguinte pergunta:

"maridu, sei que está numa maratona , mas sei que vários cashs ainda virão e quem sabe a big one comes . mas gostria de fazer uma pergunta , pois rolou um stress comigo numa mesa aqui no rio e ninguem me deu razão , mas tenho certeza que estou certo .

resumindo : eu era o big com duas cartas baixas de copas , a mesa chega em dois calls , o small completa . o flop vem 3 de copas, completo o flush , sendo uma das quartas um 4 dand trinca ao small blind. no turm dobra uma carta dando full ao cara . eu aposto e ele volta a casa , dou call e imediatamente mostro o flush pois achava que estava ganhando, o cara demora um pouco para mostrar e achei ganhe a mão e apresenta uns 3 segundos depois um full .
comnetei com ele que ele foi no minimo antietico ? que isso no usa é considerado grave ? isso é considerado slow roll ?

desculpa de me alonguei mas acho que pode ajudar tambem outras pessoas, par aquqe o jogo aqui no brasil se torne um pouco mas amistoso , mesmo valendo muita grana as vezes .

ps. isso foi num torneio .

bjs e boa sorte , brujno"

O "slowroll" é considerado um gesto muito "feio" no poker (quando você tem os nuts e finge pensar ao pagar no river ou demora pra mostrar as cartas quando a mão encerrou), como tb é considerado feio pedir pra ver as cartas de alguém que já jogou-as no muck, pode ser feito (mas é muito mal visto) mas isso não chega a ser algo "ilegal" ou "anti-ético" na mesa (como por exemplo discutir a mão que está em evolução, ou coludir, etc.) mas as pessoas pegam birra (mesmo as que não estão envolvidas na mão) de quem tem o hábito de slowroll (inclusive tem um jogador que é famoso por fazer isso e ele é detestado). Mas a verdade é que muitas vezes o jogador que está "slowrolling" não sabe o quê está fazendo. Tem os nuts, mas não sabe com certeza (não tem como saber no seu caso se foi má fé ou se a pessoa apenas não sabia o que tinha, muitas vezes elas não sabem). Tipo isso aqui pode ser considerado um slowroll, mas não acho que seja pois dá pra ver que o oponente não sabe que está slowrolling pq ele não tem certeza se ele tem os "nuts" (lol) nem certeza do quê ele mesmo está fazendo, mas no river você vê que ele demora pra pagar a aposta, confere as cartas, fica nervoso, se levanta, e claramente não sabe direito o que está acontecendo, e fala "talvez você tem KK" (lol), e você vê que isso irrita o Ivey, mas enfim... não creio que foi por má fé, e sim por falta de experiência mesmo. É bem feio slowrolar alguém, mas não é "ilegal" (devia ser imo, mas não é).

Mas no caso da pergunta do Bruno, se a pessoa faz a última aposta e você dá o call, ele tem (em termos) que mostrar a mão primeiro. Claro que nesse caso você mostrou rápido porque tinha um flush (e eu sempre mostro rápido também) e 3 segundos não chega a ser um slowroll, mas é um assunto que sempre gera polêmica porque não tem regra definida.

Mas digo o seguinte: slowroll no river com os nuts é certamente algo que aumenta o karma ruim e não aconselho ninguém a fazer isso ou criar esse hábito (nem o de pedir pra ver as cartas depois que o oponente já jogou-as no muck) - mesmo sem regras definidas. Mas cada um com seu cada qual...

Espero que isso tenha ajudado.

GL pra todo mundo!

Besos,

ME =)

8 comments:

Anonymous said...

looool... desculpa, mas falar que alguém deu slowrol pois demorou 3... 3 segundos para mostrar a mão, é no mínimo uma viagem...

slowroll eh qdo alguém mete um all in vc tem o nuts e DEMORA para pagar, fingindo estar pensando, e de repente vc paga e mostra o nuts...

3 segundos não é nada, ainda mais considerando que vc virou as cartas tão rápido

Anonymous said...

maridu,

saudades dos tempos de seu blog no stars no wsop..

impressionante a diferença de qualidade... acho q vc ralou tanto ano passado que eu conferia o blog tres vezes por dia, e as tres vezes tinha updates, fotos, notícias legais.. fora a diferença de conhecimento de poker neh.. mas eh por causa disso que vc virou profissional do stars ao invés de blogueira....

mas tudo bem... só um elogio e um desabafo...

acompanhar o wsop dos brazucas tá realmente mto difícil....

Anonymous said...

Acho que slowrollar o Men the Master ou o Scotty Nguyen é 100% ok e se vc tiver a oportunidade Mariduzinha, por favor faça isso! De resto, morte lenta aos slowrollers!

Anonymous said...

eu peço sempre para ver as cartas sim (é sempre importante ver as cartas das pessoas para aprender algo sobre o cara)...e tem regra para isso, se o cara mucka quando devia mostrar, tá dando um migué, se beneficiando disso, e quanto melhor o cara menos isso será por acaso..ainda mais no jogo ao vivo que se joga um numero pequeno de maos (principalmente no Brasil né)e vc ta jogando só aquela mesa...mas quem nao quiser pedir para ver tambem nao precisa...

gl maridu,
claudio

brunocrf@hotmail.com said...

valeu maridu
por esclarecer a minha duvida , mas discordo do amigo acima pois na hora que eu paguei o all in dele , o mais elegante e correto , seria ele automaticamente mostrar o full e não esprerar eu mostrar o flush .
Ele sabia muito bem o que estava fazendo , pois ate falou que isso não era slow roll e sim um direito dele .
ok, concordo com a maridu que não e fora da regra , mas eu vou continuar jogando para qeu o ambiente na mesa fique mais respirável .

ps. 3 segundos é coisa pra caramba , pois quando vc mostra um jogo que vc acha que é vencedor e o cara demora um pouquinho vc acha que ganhou , e a sensação da perda do pote (all in ainda por cima ) é 10 vezes pior .

valeu maridu e boa sorte no wsop.

Anonymous said...

Maridu,

realmente o mundo (do poker) é pequeno. Eu estava na mesma mesa em que ocorreu este fato e jogávamos na "Casa" de seu primo, Johny boy...na Gávea..lolol

Bruno, me desculpe por fazer esta consideração, mas creio que posso falar o que não apenas eu senti, mas toda a mesa: não foi de propósito o que ele fez, voce mostrou a mão muito rápido e ele apenas olhou, como todos na mesa, a sua mão, e depois ele mostrou a dele, que não era nuts, pois havia full possível maior. Você perdeu todas as suas fichas, e foi obrigado a fazer rebuy, ficou um pouco chateado e reclamou que ele não foi ético. Você saiu logo desta mesa e foi para a outra, e depois que você saiu todos comentaram que sua atitude foi over,

um abraço,

Antonio.

Anonymous said...

Antonio,
o meu objetivo não foi criar polemica tanto que não citei onde foi e nem com quem foi , mas só esclarecer com a Maridu que tem muito mais experiencia em torneios internacionais do que eu, so isso.
Tanto é um assunto complexo que até o Phil Ivey , que joga nas mesas mais caras do mundo ~reclamou com um cara numa situação muito menos controversa do que a que ocorreu comigo.
Mas na verdade não queria me lamuriar e sim saber como funciona , com quem conhece ....
Mas tudo bem ....vida que segue .

abraços

Silvio Peters said...

Sem querer desrespeitar ninguém, mas o que define o slowroll é o bom senso.

Aí no caso do vídeo do Ivey, tá na cara que o Duffy não fez por mal. Ele só deu aquela última conferida.

Quando é slowroll vc sabe e pronto. Vc vê que o cara fez de sacanagem. Se levou 3 segundos ou 20 segundos não importa. É a atitude da pessoa que define se foi slowroll ou não.