Monday, April 02, 2007

Post #139- Entrevista com FCarrico, o garoto que marcou o poker Brasileiro!

Puebs, não pude deixar essa oportunidade de lado, já que nesse dia 1 de Abril mais um Carriço marca o nosso poker Brasileiro, e merece a devida importância. Dessa vez foi o Felipe, de 18 anos, que no mesmo dia levou o 1 lugar tanto no Sunday Warm up do Poker Stars como também levou o 1 lugar no 300K grtd do Party Poker. Hoje trocamos uma idéia, e ele falou tanta coisa bacana que terminou virando uma entrevista. Afinal de contas, lá vem mais um Carriço forrando pesadíssimo, levando 2 torneios simultâneos e dificílimos no poker online no mesmo dia e ao mesmo tempo, e isso merece ser destacado! Então com vcs, FCarrico...

----
ME: Então, me conta um pouco dos dois torneios, e porque vc entrou nos dois ao mesmo tempo. Vc sempre costuma fazer isso?

FC: Já joguei algumas vezes os torneios grandes de domingo, mas normalmente cavalado com meus primos. Depois que ganhei o 100r no Poker Stars é que comecei a jogar pagando todos os buy ins, mas jogava tipo 1 vez por mês mais ou menos os de domingo. Mas nesse domingo eu ia pra praia, só que o Bruno me convenceu de ficar em casa jogando. A praia ia custar caro né? Hahaha!

ME: Caríssimo! Mas então fala um pouco do Sunday Warm Up do Poker Stars primeiro. Como foi, mãos decisivas, quem foram os adversários mais duros que vc encontrou, etc?

FC: peguei adversários duros, mas de nome mesmo acho que só joguei com o “zangbezan”. Joguei vendo muitos flops no início pq é assim que eu gosto de jogar em torneio deep stack como esse, fui acertando os flops e dobrando, até que cheguei numa quantidade monstra de fichas quando os blinds já estavam bem altas e pude ser bem agressivo, principalmente aproveitando as oportunidades de entrar de reraise nos bets de late position. Tiveram 2 mãos que se destacaram pra mim: eu tinha KQ e o cara A9 de ouros, eu dei raise, ele voltou all in das blinds e eu tinha que pagar por pot odds... mas era uma parte consideravel do meu stack, se eu perdesse aquela mão ficaria mal, já itm, acho que tinham umas 4 mesas, daí bateram 2 ouros no flop, tijolo no turn e um K de paus no river!

A outra mão foi do A6 já na FT. Eu dei raise utg pq o bb era shortstack e a mesa já tava shorthanded. O SB que era o chip leader e tava botando muita pressão por causa do dinheiro em jogo, e deu call. Nem lembro o que bateu no flop, mas já decidido de dar raise em qualquer bet dele, o chamado donk bet né (coisa do Thiago! Kkkk!) e como eu esperava ele saiu atirando 2/3 do pot e eu voltei 1 milhão de fichas nele, ficando com 1,4 milhões atrás, acho que esse pot me fez realmente ganhar o torneio e a confiança cresceu muito.

ME: kkkk, ótimo! Daí vc tomou a liderança? Como isso mudou sua dinâmica na mesa, vc comecou a comandar? E quando vc fala que cresceu a confiança, explica isso melhor, mal ou bem vc tem 18 anos e é mega tilt (que eu vi!) e acho legal falar de como vc se manteve focado e com a cabeça no lugar durante esses dois longooooos torneios.

FC: Se eu não me engano, não cheguei a ser chip leader nessa mão, mas fiquei muito bem em fichas e tava dando raise nos stacks menores e em quem eu achava que não fosse me voltar, e as cartas ajudaram. Peguei uns 5 AK na mesa final, um inclusive eu foldei preflop, e nesses AK e um AQ eu pude entrar de reraise algumas vezes, ganhando muitas fichas sem showdown. O AK que eu foldei foi assim: blinds 30k-60k, UTG entrou de limp, eu dei raise pra 300k, e ele voltou 850k, se não me engano. Pra mim esse é um move muito forte, representando ou AA, KK, acho que QQ ele jogaria diferente. Não quis me atolar num flop K ou A high, então foldei - erradamente, pq ele mostrou QQ...

ME: Decisão errada mas na hora certa, eu acho... Eu sempre penso "perde a batalha, mas ganha a guerra"...

F: É verdade. Voltar all-in nesse momento tava fora de cogitação pra mim. Acho q seria uma jogada ruim naquela hora. Eu cogitei dar call e ver o flop, ja q eu ainda tava bem em relação as blinds e podia gastar os 550k a mais e em posição. Mas...

ME: Claro... mas nem pensa, e se vc quer saber, eu acho certo o fold, sério... A jogada foi bem forte, e cá entre nós, ficar defendendo ou coinflipando em horas tão importantes, com um prêmio que literalmente pode MUDAR a sua vida, e num momento que o seu stack não está pedindo essa atitude, acho quase desenecessário... E isso mostra que a sua cabeça está muito boa pro jogo. Podemos voltar um pouco pro assunto do tilt? Pq eu acho que vc tem um temperamento bem esquentado (tipo o meu, pelo que eu vi no BSOP e que eu e os seus primos ficávamos rindo falando que vc ia matar alguém) e esses dois torneios exigem MUITA cabeça, foco e concentração, como vc tem lidado com tilt e o fato de ser esquentado...???

FC: Isso é uma coisa que eu melhorei muito nos últimos tempos, e claramente ajudou muito no meu jogo. Os maiores responsáveis por isso são os meus primos, Thiago e Bruno, que nesse aspecto do jogo são um exemplo pra mim. No BSOP, por ser live, eu fiquei bem mais nervoso com o cara do que eu costumo ficar online. Meu foco nos 2 torneios tava bom e não tiltei em hora nenhuma. Acho que com o tempo eu vou melhorar isso. Principalmente nas fases finais dos torneios onde eu costumava entregar em mãos bobas e é onde meus primos mais ajustaram meu jogo. Mas ainda considero o tilt uma das minhas maiores fraquezas no jogo.

ME: Então o Thiago e o Bruno não costumam tiltar?

F: Não, o Thiago de vez em quando até reclama, bate na mesa, mas não chega perto do nível de tilt “Felipe-Maridu”. Mas o Bruno é um iceberg - não sente emoção nenhuma!!!

ME: Vc já entrou em mega tilt em casa (tipo Maridu?) qual foi a maior loucura que ja fez on tilt (eu por exemplo quebro coisas, me mordo, e já taquei um VASO pela janela!) – mas juro que estou melhor (JURO!)

FC: hahahahahahahahahahahaha - que eu me lembre nunca fiz nada de mais não... só fico muito chato com meus primos no msn, reclamando o dia todo, mas já tem um tempo, tipo uns 2 meses que eu não faço isso. Muitas horas você fica botando a culpa nos outros quando o culpado é vc mesmo. Acho que isso eu melhorei bastante, em refletir onde eu errei depois que saio de algum torneio - antigamente eu tomava bad beat e só considerava isso como o fator que me fez sair. Hoje eu já penso em várias situações que eu poderia ter evitado antes dessa bad beat...

ME: E aí, terminando o Warm Up, como fechou, como foi o acordo, em quantas pessoas, etc... pra fechar... (e irmos pro PP)

FC: Eu era o segundo em fichas na hora, tinha um cara que tava monstro em fichas no inicio da mesa final e ele não quis fazer acordo e acabou caindo em 7 ou 6.

ME: É sempre assim, os Deus do Poker não perdoam quem não quer fazer deal... ;-)

FC: É, excesso de confiança, ganância, achou que ia levar 74k, poderia levar uns 40k, e acabou levando uns 10k. Si-fu, kkkk! Depois que ele caiu, a gente fez o acordo quando não tinha nenhum shortstack, que é a hora certa pra fazer o deal. Eu fiz o acordo como segundo em fichas, levei 37k e nós jogamos por mais 10k pro vencedor, que acabou sendo eu mesmo!!!

ME: Nossa, que lindoooo! E o torneio do PP, conta um pouco...

FC: Era o 300K do PP, 1568 pessoas, e usei a mesma estratégia de jogo no inicio, vendo flops com mãos que valem a pena e jogando forte as mãos boas. A mão decisiva pra mim foi um all in triplo que eu acabei levando de AA x JJ x J9 e que praticamente me levou pra final table. O bom do Party Poker é que o field é bem mais fraco e quando vc pega muitas mãos boas como eu peguei, eles te entregam as fichas mais facilmente. Assim foi possível fazer um stack grande sem muito problema. Sem dúvida um torneio bem mais fácil que o Warm Up.

ME: É impressionante a diferença do nível do jogador do Poker Stars pro jogador do Party Poker, não acha? E não tô falando isso por causa dos acontecimentos recentes comigo não, eu já sentia isso antes. Quando jogo no PP sou quase um robô de tão mecânica, várias mesas, TV ligada, telefone, caos total, quando jogo no Poker Stars estou em outro nível de concentração, silêncio absoluto, é outra complexidade de pensamento de jogo, 100% foco e disciplina... Vc sente isso tb?

FC: Concordo totalmente, e já era assim antes de fecharem pros EUA. O Party, em qualquer nível de torneio, o field é fraco, desde 1 dolar até o 300k gtd. Já no Poker Stars é o contrário. No sitzão de 22 vc já encontra “pros” como o shaundeeb, que jogam pra ganhar a TLB, e nos níveis mais altos não precisa nem falar né? Todos os melhores “pros” da internet estão lá. O Poker Stars é na minha opinião o site mais difícil de se jogar, em qualquer nível de jogo.

ME: Mas qual vc acha o melhor site de jogar?

FC: O Poker Stars, claro, a Maridu trabalha la! Hahaha. Mas falando sério, o Stars é o melhor mesmo, sem dúvida, as maiores premiações nos torneios, e uma estrutura boa nos torneios caros. O level 100-200 com ante é um detalhe que muitos não vêem, mas é muito importante. É uma diferença brutal na estrutura. E o Poker Stars tambem é o site que oferece mais torneios com rebuy, o que te da um espaço pra jogar muito maior e melhor que os freezouts.

ME: Sim, eu acho que jogando contra gente que joga tão bem, seu nível de jogo tem que se elevar... meu jogo melhorou 100% depois que fui pro Stars, tive que começar a pensar no jogo em outro nível, e quando vc começa a subir, vc não pode mais pensar em descer... O Stars exige que vc seja bom! ;-)

FC: É, essa parte do aprendizado conta muito e eu peguei ela no Stars, foi lá que meu jogo melhorou. E tb o fato de que quando vc ganha no Stars, vc sente que ganhou dos melhores, o que é a melhor sensação do mundo!

ME: Mas então, termina de contar do torneio do PP...

FC: Na final table eu pude me aproveitar do medo dos jogadores de ganhar pouco dinheiro, já tava com o stack grande e fui crescendo ainda mais. Peguei boas mãos tb, e pude jogar agressivamente, principalmente em cima dos blinds. Quando chegou o deal eu ja era o chip leader, tinham 6 na mesa eu acho, e eu levei 40k, a maior fatia do prémio.

ME: Boa! Parabéns! Ou seja, quanto teria te custado essa praia?

FC: 87K, hehehe!!!

ME: E me conta, planos já pra essa grana toda? O que pretende fazer? Afinal, vc tem 18 anos, mora com os pais...

FC: Já vendi 40k e pretendo comprar um carro assim q tirar carteira. Por enquanto vou gastar comprando um celular e uma scooter, que eu já vinha querendo a um tempo. E ajudar meus pais com uma boa parte pq eles estavam atolados em umas dividas... Meu pai é médico e minha mãe é dentista – quem manda fazer medicina em vez de jogar poker, né?

ME: LOL! E metas pro futuro?

FC: Aumentar o meu nível de jogo, começar a jogar os rebuys caros. Só joguei uma vez o 100r na conta do Thiago rachado com ele e ganhei. Agora já posso jogar na minha conta mesmo. Até agosto, quando entrar na faculdade, vou mergulhar totalmente no poker, buscar fazer disso um meio de vida mesmo. Não que eu vá parar quando entrar na faculdade, lógico que não, mas até lá não tenho nada pra fazer e pretendo jogar muito nesse tempo!

ME: E seus ídolos, quem são?

FC: No poker?

ME: Em tudo, pode ser poker, ou no que quiser. Ídolo, gente que te inspira a ser uma pessoa melhor.

FC: No poker eu admiro muito o Daniel Negreanu por ser um grande jogador. Gosto muito do jogo do JohnnyBax tb, acho ele o melhor mtt-tabler da internet. Aprendi muito com meus primos tb, acho q sou sortudo pq eles não só sabem bastante do jogo como baixam tudo, videos e tal, e eu posso ver tudo sempre que vou na casa deles, e eles me fizeram evoluir muito. Fora do poker eu tenho muitos ídolos: Gandhi, Che Guevara, Bob Marley, Tupac, Mandela, só pra citar 5. E acima de tudo, meus pais.

ME: E agora, conta, quem joga melhor entre todos os Carriços - vivo pedindo pro Thiago assumir que quando ele ganha era o Bruno jogando, mas ele não assume! (tenho certeza! LOL!). Vai, não perde essa oportunidade de zoar eles tb! (Ou melhor, de dizer a verdade! LOL!!!)

FC: Faz o seguinte Maridu, pergunta pro Thiago quanto que ele já ganhou em um dia de poker. Hein Thiago???????????? Thiago, vê se aprende a jogar poker agora!!!!

ME: LOL, kkkkk!

FC: Maridu, não tem dúvida: eu sou o melhor dos Carriços! O Bruno é weak-tight, e o Thiago é um ABSOLUTE DONK!!!

ME: CONCORDO PLENAMENTE! Kkkkkk!!! ;-) E pra fechar, manda uma mensagem final pro seus fãs, vc criou muitos, eu inclusive! O que vc realizou ontem foi realmente um marco no poker brasileiro, acho que sem precedente, e fico boba diante dessa sua realização.

FC: HAHAHAHA! Encabulei... Mas sério, falar que todos estudem muito, tentem pensar sozinhos sobre o jogo, o que é muito importante. Tb pensar que os resultados vão vir se você se dedicar, não desistir nunca! O que não falta é gente ruim jogando dinheiro fora na internet, e quem se dedica e estuda acaba se dando bem. É isso! E posso fazer 2 agradecimentos??

ME: Claro, fala o que vc quiser, o espaço é seu!

FC: Agradecer ao CK e ao Raul que colocaram tanto dinheiro indiretamente nos bolsos de vários brasileiros quando criaram o Clube do Poker. Tenho certeza que todos aprenderam muito com eles. A você Maridu, que tem o blog mais irado que eu sou um dos seus leitores mais antigos e vou sempre continuar lendo. E acima de tudo quero agradecer aos meus primos Thiago e Bruno Carriço, a quem eu trato como irmãos e que sempre acreditaram em mim. É isso... Tô feliz demais... Muito obrigada a todos!

--- ***---

Parabéns Felipe, vc merece! Essa família Carriço só traz alegria pro poker brasileiro, e certamente isso é só o começo! Aguardo, a receita do mingau dessa família iluminada que merece tudo de bom! E por favor, ensina o Thiago e o Bruno a jogarem um pouquinho, coitados... ;-)

Besos,
Maridu

14 comments:

Anonymous said...

E ne Maridu, esse MT OBRIGADA no final foi pra me sacanear ne ?
hahaha
valeu ae brigadao pelo espaco, espero q qm leu tenha gostado !
bjs

Anonymous said...

ASS : FELIPE CARRIÇO

Anonymous said...

Bela entrevista, como bate pra essa familia!
Familia software protected...
Nao deve ser feita em manaus hehehe

Jesse James said...

Esse foi sem dúvida o domingo mais verde amarelo de tds
Parabens Felipe
e pra MAridu tb pela óteeema entrevista

Anonymous said...

Incrível... E o cara tá pensando na faculdade. Acho que não só eu mas muitos aqui no blog, se acertam dois torneios deste nível no mesmo dia, na segunda não se dão ao trabalho de levar a carta de demissão no trabalho. Se fosse FT nos dois torneios já seria um resultado absurdo. Indiscutivelmente o jogador mais indiscutível da Família. KKKKKKK

Leonard said...

Sensacional a entrevista e o feito do garoto!

Esse Brasil vai longe!!!

Ranieri said...

Maravilha de entrevista e parabéns ao Felipe. Pela entrevista dá pra perceber que ele vai longe.

Anonymous said...

Galera,

Vou abrir uma conta com meu nome e Carriço de sobrenome, he he he.

Força aí galera, valeu, só falta uam FT no WSOP para eles respeitarem os brazucas ainda mais.

Felipe Sotelo said...

ótimo post maridu, parabens

VALDIR NOGUEIRA said...

Fala ME


Aqui é o VALDIR (VALDIRZAO, ando meio afastado das mesas, fazia um tempo que nao lia seu blog, belo resultado no 50 do PS,
Tomara que um dia eu volte a jogar, e te encontre em um torneio desses tenho vontade de conhece-la
pessoalmente.
Se ainda tiver o meu email, manda as novidades,
valdir3104@hotmail.com

C4REC4 said...

Sem comentarios D+ !!!

Parabens Felipe! e Parabens ME pela entrevista.. d++ msm..

só queria sabe como ele vendeu 40k ?? loucura uaahhua ^^

João Monte said...

muito legal felipe!! ta de parabens no caminho certo e fazendo as coisas certas!! ainda nao nos conhecemos bem pessoalmete mas fico muito feliz e orgulhoso pela sua conquista!!
Abracos,

Joao Monte - vovo_leo

luiz fernando fogaça said...

hoje fiquei muito feliz, pois vi que vc esta mesmo trabalhando pelo brazilian poker star é que agent se encontrou market analysis em SP.
qdo vc entrou não acreditei, pois imaginava que iria rolar algo super legal,fiquei super feliz, mas ai o shell do poker news começou a conversar com vc e eu perdi a oporunidade de te dar um super abraço pois sou seu fã há muito tempo, curto muito seu blog e agora torço ainda mais pelo seu sucesso nessa empreitada.
beijos luiz fernando

Lúcia said...

Parabéns Maridu pelo show de entrevista!!!
SUPER PARABÉNS PRO FELIPE!!!!!