Monday, October 09, 2006

Post #58- PPL

Fala Puebs, não se enganem com as fotos de hoje - é capilé pra verem o que eu vejo durante HORAS do meu dia, e pra saberem que tô editando ferozmente umas 9 horas por dia, aproveitando uma calmaria da Globo (que já deve passar) e dando um tempo de poker. O post de hoje é todo sobre o PPL, que eu venho acompanhando desde que a idéia surgiu e finalmente se tornou realidade!

Pra quem não sabe, o PPL é o "Professional Poker League" dos EUA. Quando os produtores de TV viram que poker dá muita grana não só nas mesas, mas tb na TV, eles se animaram. Aí começou a guerra das redes pela transmissão de WPT, WSOP, e mais um bando de torneio criado pra TV (quem quiser saber mais como nasceu o fenomeno do poker na TV lê esse post aqui que explica um pouco da criação das hole card cameras do Steve Lipscomb, etc.).

Poker dá $$$, não importa que ângulo vc olha. Mas com mega exposição de poker na midia, o boom do poker online e o Moneymaker ganhando o WSOP de 2003, criando a famosa frase "anyone can win", choveu discrentes nos torneios, e os profissionais começaram a jogar menos eventos grandes feitos pra TV, como por exemplo o WPT. Eles não tinham mais energia pra nadar por fields de, sei-lá, 1000 ou 2000 jogadores, por sei-lá quantos dias, tirando eles de seus "trabalhos" de cash game, onde está o ganha pão de cada um, viajando pelo mundo longe das famílias, e preferiram ficar em casa. Não é a toa que no season 1 e 2 do WPT a gente vê tanto Gus Hansen, Daniel Negreanu, etc., e de repente eles somem. Não é que eles pararam de jogar esses torneios, mas reduziram a quantidade drasticamente. E também, como os fields aumentaram, se tornou muito mais difícil fazer mesa final. E vai, sem enganar, eles tb começaram a "desprezar" um pouco os fields gigantescos. Pra eles apenas não estava valendo o esforço e o custo de ter que viajar atrás de torneios com 1000 inscritos, pagando hotel, avião, etc., pra participar de um fetival de "all in", e enfim, não estavam mais com muito saco. Compreendo...

Aí, claro, a audiência dos programas de poker pra TV começou a cair, pq ninguém quer ver o "João Ninguém" jogar contra outro "João Ninguém". O pueblo quer ver o "João Ninguém" jogar contra o Gus, o Patrik Antonius, o Barry Greenstein, o Doyle, enfim, querem ver as feras, querem ver trabalho de flop, post flop, e não um all in atrás do outro de AQ vs AK e tchau (saco!). Aí surgiu a idéia do PPL, que foi difícil de montar, mas finalmente se concretizou essa semana. O PPL é o Professional Poker League, onde só profissionais podem jogar, e vão jogar em 8 times, escolhidos pelo capitão e co-capitão. Esses times foram escolhidos literalmente como no "football season" americano. Tem 8 grupos de profissionais inscritos (Grupo A, grupo B, etc.) e cada capitão pode escolher 1 jogador de cada grupo, fazendo um total de 64 jogadores. Eles vão jogar entre eles e é isso - ninguém entra, ninguém sai. Vai ter que trabalhar o flop, post flop, turn e river, não vai ter berro de "Jogo Muito!" nem dança da Macarena quando um underdog mandar aquele suck out. Vai ser irado! O que eles vão fazer é levar o poker prum nível que eu acho que ainda não conhecemos. Pô, fala sério, Gus, Negreanu, Greenstein, Mizrachi, Laak, Esfandiari, os Brunsons, Ted Forrest, Ivey, TODOS MESMO, jogando um contra o outro, semanalmente, pra TV! DELÍRIO PRAIANO! Vai ser um luxo! LUXO!

Quem se beneficia? Todo mundo! Eles, pq vão poder tirar a temperatura do jogo de cada um, viver a gloria e alimentar o ego (jogador de poker tem ego? imagina!) de vencer um ao outro, a alta grana envolvida, certeza de reconhecimento sem perda de tempo, enfim, e vão jogar seu melhor poker, sem pressa pra voltar pro cash, focados e mostrando o seus estilos, pq não vão querer decepcionar os adversários, muito menos seu time. E a gente ganha, bem, por motivos óbvios que eu nem vou explicar... Tô bem animada. Que sonho fazer parte de um time desses. O MEU time ia ganhar com certeza! kkkk! (coitados!;-)

Quem quiser saber mais do PPL, ver a escalação dos times, dá uma lida no blog do Negreanu. Ele é capitão de um dos times junto com a Jennifer Harman, e descreve todo o "draft" (escolha dos jogadores) que ocorreu no Venetian em Vegas (paraíso!) de uma forma muito inteligente (sempre) e muito detalhada. Aliás, o Negreanu é foda. Sou fã dele. Ele repica com J5 off e não quer saber. Pode vim quente que ele tá sempre fervendo, por mais franga que seja! kkkk!

Besos,
ME, PPL-wannabe!

ps - eu poderia entrar no papo da lei anti-gambling nos EUA mas não vou. O pai do Raul fez um blog sobre isso, e puebs, esse histerismo não é pq o Bush ou o Bill Frist acham que gambling online seja ilegal, imagina! Eles não estão nem aí se vc perde ou ganha, eles querem apenas descobrir um jeito de manter a grana dentro dos EUA e um jeito de tributá-la. Assim que isso se resolver, o pânico passa e vc pode vender a mãe online, no tanto que a grana fique nos EUA e vc pague impostos. No meio tempo, comprem ações do Party Poker - caiu mas vai alavancar já já! kkkk! Tô rindo mas é papo sério, né não Góes? Diz aí!

SOM BOM DE HOJE: "In the Sun" by Coldplay featuring Michael Stipe & "Let Go" by Frou Frou

16 comments:

Ivan Santana said...

Vai ser muito loco esse torneio mesmo!!! Mas ta faltando O CARA:
Cade o Sam farha??!!? hehehe, baralhão master =)

elpigön said...

:)

Formigoni said...

Maridu, bom dia...
Último post dessa semana...preciso de férias como vc...
Só para justificar..ontem, domingo, no torneio rebuy 100..os melhores do mundo...(não sei o que eu estava fazendo lá) joguei o torneio todo em 1º lugar...fui me mantendo lá na frente..quando faltavam 3 para ITM..eu ainda entre os 8 primeiros...sou o BB e vejo um AA na minha mão..de repente um All in sobre raise...falei..puxa 3 para o dinheiro...(1º levava 30k). Lembrei de vc..AA folda Fernando...mas era a chance de ganhar algo grande e não podia foldar com a melhor mão..paguei...o cara me abre JJ e adivinha o que aparece no RIVER!!!!!!!!!!!
O FDP do J...me senti vc..qubrando a porra do teclado...@#@#$@#@#$@.
FÉRIAS!!!!

cruaro said...

Dá uma olhada no pool b, Phil Laak, Mike Matusow e Tony G... que zoeira

Luiz Maia "Salmo 23" said...

e ai ME td certo?
entao, parabens pelo teu blog, eu acompanho ele faz mto tempo.
soh keria esclarece 2 duvidas.
A primeira eh se o dvd vai ser distribuido pro brasil tdo ou soh p vertentes Rio e SP ?
e a segunda, caso vc saiba, pq q o Phil Helmuth n ta participando do PPL??
valeu abraço!

Leo_Caetano said...

vou ficar de ferias compulsorias por 3 semanas entaooooo posta todo dia! rss
bjssss

Anonymous said...

maridu
Não estou tão entusiasmado. Vc não acha que a PPL vai inibir o surgimento da nova geração, pois os grandes nomes ai é que não teram interesse em jogar contra o joão ninguem. Então eu lhe pergunto se o PPL tivesse surgido a 4 anos atras, the crew (boyd, fischman) teriam chance de se destacar junto as feras.
bjo
Vitor

ME said...

IVAN: espero que ve tenha lembrado de mim apenas pq a melhor mão não ganhou, e não pq vc considerou foldar AA! Péssimo beat, e tão perto do dinheiro, mas se era no PS, 100% esperado... Não é teoria da conspiração, é um fato matemático do meu poker tracker... Mas independente da matemática, tem toda uma "escola" que advoga foldar AA nessa situação, especialmente contra 2 outras pessoas - eu NÃO sou uma dessas pessoas. Foldar AA pré-flop companheiro, é, não sei... uma ofensa... Tudo bem vai, se tivesse 3 ou 4 all ins, aí vc nem é favorito, e mesmo assim quero ver foldar... mas contra 1 all in... fez certo, pena que foi no software errado. Amanhã bate. No PS a melhor mão não ganha, quem não sabe isso não está analisando o próprio jogo... lamento informar. Mas vai, não some por causa disso. Eu não tenho culpa se o software é do demo.

VITOR: pertinente o seu comment, mas não concordo com sua falta de empolgação pelo PPL pelo simples motivo de que poker tá tão grande que tem espaço pra todo mundo crescer e aparecer (até nós aqui, "Oi Galvão!"). E quem for aparecendo vai a cada ano ganhar o reconhecimento merecido até ser convidado a se juntar a esses caras. Acho que os feras merecem um destaque por tudo que vem fazendo pelo jogo a tantos anos, e por terem colocado o jogo no mapa da forma como está hoje. Esses aí são os pioneiros. E isso não quer dizer que eles somem do mapa de torneios com "mortais" - apenas os coloca mais na luz com outros imortais, vemos mais de cada um - acho que é pro bem do game e da nação. Eu não guento mais ver aquelas transmissões de "all in" de AK vs AQ - quero ver como jogam um J8 off pré-flop com pingo barato no BB com 3 limpers na mão num flop que vem KJ3, essas coisas. Se empolga, é bacana!

Anonymous said...

som bom do dia:

when mermaids cry
eagle eye cherry

Formigoni said...

Fala Maridu... agora que vou sumir mesmo, principalmente depois de ter me chamado de IVAN..hauau.
Maridu, não tem como foldar nessa situação, até pq entramos no jogo prá ganhar e não prá ficar ITM...é lógico que nesses torneios os prêmios são bons... mas impossível foldar...se fosse ainda uma vaga para o WSOP...eu foldaria...mas assim..NUNCA!!!
Em relação ao PPL eu concordo com vc, aliás eu acho que a série WSOP deveria ter um ranking para participar. Ou seja, no main event um field fixo, tipo uns 2000 participantes. os 1450 primeiros do ranking + 50 vagas vips (tipo Doyle, Gus, Ivey, etc...) e as outras 500 vagas num monte de satélites. Seria igual Tenis, prá chegar a disputar os torneios principais vc tem que jogar os outros pequenos até somar pontos suficientes.
É claro que como não sou profissional eu acho ótimo do jeito que está...mas realmente só se ver all in...

ME said...

FOMIGONI, meu fiel e querido leitor - MIL DESCULPAS! Te chamei de Ivan num lapso momentâneo de semi-insanidade (kkkk!) - DESCULPA! Não foi minha intenção. Mas enfim, segue firme o que falei da sua jogada. É boa, é certa, foldar a melhor mão do jogo pré-flop é coisa de quem não joga pra ganhar e sim pra "pagar o buy-in" Nossa, que emoção isso né? (kkkk!) Não se sinta mal, mas quebre alguns objetos que ajuda. Bater no Tevez tb ajuda! ;-)

Quanto a dar um tempo de poker é sempre bom. Não pq está tomando bad beats, e sim pra descansar o próprio jogo, reciclar as idéias, e quando voltar, voltar com mais força e vontade. Sempre que dou um break, volto destruindo - literalmente! Mas não some daqui! Vc é peça CHAVE desse blog (pronto, me redimi, né não?)

Besos, ME

Formigoni said...

Fiquei emocionado...kkkkk
Podexá que do seu blog eu não sumo não...agora do poker já tá tudo decidido...vou tirar dois dias de férias...
bjs

Anonymous said...

maridu
Bem, vamos por parte concordo que não esta havendo trabalho pós flop, e sim all in parece até o chato do sit go vou dar um crédito ao PPL por vc. kkkkkk
Formigoni discordo de vc. O legal da wsop é justamente isso, o fato de qualquer um ter o chance de jogar e ganhar. Foi isso que vez o poker ser o que é hoje.
Vitor

Formigoni said...

Vitor, é um tema polêmico...
Mas nessa estrutura de main event dificilmente iremos ver uma mesa decisiva com os grandes jogadores do mundo do poker. É evidente que deve ser super legal participar desse torneio (eu vou querer um dia), mas para ver na televisão fica muito chato sem essas feras, como aconteceu esse ano...
abs

ELPIGÖN said...

Caro EL Formica,

Se te serve de consolo eu tb fui eliminado de um torneio ontem em uma mão nojenta.Estava c 68K e a média era 12K.Estou no BB(blinds 600/1200) e recebo 98 espadas varios limpers dou raise p 2400 tds pagam flop 997(mas logo desconfiei pq algumas mãos atrás recebo 99 e quadrei no flop dobrei minhas fichas,meu santo logo desconfiou ME)aposto oq tem no pote uns 12k tds fold um paga turn bate meu 8 vou allin o cara paga e me mostra KK bom nem preciso falar oq bateu no river né?

Formigoni said...

Caro Pigon,
Entendo e valeu pelo consolo, mas sua mão estava longe se ser a melhor, principalmente pré-flop...mas também vale, pois vc flopou um monstro, mas nestes casos tem sempre alguém com outro 9 com o kicker maior ou com outra mão forte só para F_ _ _ _ a gente...No meu caso eu simplesmente tinha a melhor mão possível e continuei tendo pós flop...mas THAT'S POKER!!!
grande abraço