Thursday, September 21, 2006

Post #50 - Seguindo com o Cash



Fala Pueblo, tô muito impressionada como a galera tava seca pra debater um cash. Muito bacana isso, e ai meu Deus, que medo de falar algo que atole alguém. Queria agradecer os comentários MUITO pertinentes e bem vindos de todos, e seguir com o nosso debate (tipo Oprah Winfrey!), que acho que vai ajudar a todos (a mim especialmente!).

** Martin, comment in english all you want, it's fine. Glad you are here. (Ola Martin!)**

Alguns pontos importantes foram levantados nos comments, e acho que eles merecem atenção.

Eu sei que eu dei um exemplo (AhQh) no flop JT8 com dois clubs muito nebuloso que abre mil portas pra mil debates (nenhum mais certo que o outro - depende de cada "estilo" de jogador). OPÇÕES:
- Flat call (só pagar) e se no turn não melhorar, vc dar check fold (DETESTO!)
- Flat call com 100% de intenção de dar um bet justo no turn (Complicado com muita gente no pot e sua mão não melhora, mas é mlehor que dar check-fold no turn).
- Raise agora mesmo no flop, correndo o risco de tomar um reraise ou até 2 calls (Cuidado!).
- Fold.

Aqui eu mesma muitas vezes daria flat call no flop pra congelar com uma aposta enjoada no turn, ou até daria um reraise já no flop. Mas o motivo que estou agindo com cautela aqui é que eu tenho que tomar cuidado ao incentivar agressão gratuíta em drawing hands com mais de 1 pessoa além de vc no pot, pq puebs, se eu (ME) começo a apostar draws, dificilmente largo, e mesmo que minha mão não aconteça, eu vou disparar mais uma bala no river. Mas será essa a mlehor opção? Muitas vezes não... (eu tô mlehorando isso! Mas fico muy apegada! kkkk!). Mas ainda temos um turn e um river pra pensar! Sei que tem gente começando com um BR apertado e não acho uma situação ideal de ir adiante com a mão. Mesmo que um dos jogadores tenha notes que digam "loose feito um maníaco, se acha o Gus Hansen, mas é um imbecil!" - deixa alguém dar o chicote nele. Se ele é burro mesmo, ele volta e vc ataca quando estiver mais montado... Mas vou explicar mais ainda pq aconselho soltar essa mão nessa situação.

O pueblo dos torneios e sits sabe que geralmente vc decide pré-flop ou no flop se vc vai correr com ela até o showdown, ou vai fold ali mesmo. Mas em cash game, juro, a beleza da aposta e das manobras está no turn. A gente vai falar disso mais adiante, mas é importante já trazer o assunto. Muitas vezes eu pago uma aposta (flat call) de 1 cara no flop, pra, no turn voltar quente em cima dele. Mas vamos supor que vc decide nesse caso pagar a aposta de 1/2 a 3/4 do pot no flop e bate um 3 de ouros no turn, e ainda temos 2 discrentes dentro do pot com vc (é, 1 deles foldou) Eu não sei pueblo, eu não gosto dessa decisão. No flop vc tinha pouco investido, mas no turn vc já investiu uns 36 USD num pot que está acima de 100, e vc tá agora meio preso ao pot e com odds e outs o suficiente pra tentar roubar ele ali, ou se atolar até o river, e já que vai se atolar, faz direito (mas calma, não estou sugerindo isso!) Portanto, não aconselho correr com a mão, pq eu acho que vc está construindo uma imagem fraca na mesa se der check-fold, e uma imagem sólida se não insistir no flop (imagem é tudo!), e vc não vai perder uns valiosos 50dolares numa mão onde vc está rezando pra melhorar se vc não conseguir segurar o calor das apostas no turn. Isso pq tem mais 2 discrentes com vc no pot. Agora, se estivesse só mais 1 no pot, e EM BOA POSIÇÃO (SEMPRE!), não tenha duvida que alguém que me dá um bet de 24 no MEU POT vai levar um raise de uns 54 na cabeça pra sentir calor e suar nas axilas, tipo ficar com gosto ruim. Mas aí todos sabem o que pode acontecer com drawng hands né? Nada... ou tudo... (coisa mais Caetano de se falar, mas é verdade!)

Outro motivo porque acho ruim correr com a mão. Num flop JT8, vc provavelmente está competindo com cartas similares as suas, ou pelo menos cartas com figuras, tipo QJ, KJ, KQ, 9Q, AT, ou pelo menos uma trinca, portanto se ainda tem gente insistindo nesse pot, eu tenho que acreditar que tenho menos outs dentro do baralho, pq o K ou 9 que preciso tá na mão de alguém! Não é possível que um 55, ou um 67 ou um 89 esteja aqui dentro! Se estiver, que sonho! Mas por enquanto não vou ser discrente e vou acreditar que pelo menos uma das cartas que eu preciso está na mão deles! Ou seja, menos chances delas baterem. Certo? O que que a discrentada tá segurando pra estar apostando e não querendo soltar nem com terremoto? Pô, um K ou um 9 com certeza, e sei-lá que mais! Talvez eles tenham até 3 cartas! kkkkk! (Aqui é uma grande diferença do NL pro limit. Na mesa de limit, o cara pode apostar que eu não solto meu draw por nada. Não quero nem saber quantos manos tem no pot, aliás, quanto mais melhor, pq eu sei o máximo que ele pode apostar então eu posso check-call no turn e no river fold se não rolar, ou sei-lá - mas não é o caso, isso é NL!)

O Martin falou de sentar com poucas fichas, em vez de o buy in cheio da mesa. Esse ponto é importante pq isso tem uma grande margem de "alavancamento" (sei-lá como se fala isso - "leverage"), e vcs já devem ter sentido isso. Tipo, vc tá lá todo feliz com 400 na mesa 2-4 e senta um cara com 80. Pô, me dá uma raiva disso. Se ele está a minha esquerda então, começo a reclamar "Esse pobre! Que saco!". Muda meu jogo inteiro, pq eu sei que quando ele decidir entrar num pot, provavelmente vai ser com tudo, e como a margem de erro dele é mínima, a minha margem de erro aumenta, e agora eu não posso mais manobrar ou roubar pots, enfim, tenho que tomar cuidado com o pobre faminto etiopiano a minha esquerda. Mas o caso acima (AhQh) mostra perfeito pq eu acho péssimo vc sentar com o buy in menor que o da mesa. Vamos supor que estou só eu e mais um cara que só tinha 80 quando a mão começou... Aí, meu caro Watson, ele pode colocar all in que tá pago sem pensar, aliás, ele nem precisa ir all in pq eu mesma vou colocar ele all in e falar "resolve aí!" ou "pass tomorrow!". Sim, ele pode até levar o pot, mas foi um valor que não me machucou TANTO, e se ele perder, tô linda. Mas o motivo dessa atitude é que eu já sei os meus implied odds desse pot pq eles estão na mesa, não vai mais ter aposta, então pra mim vale a pena, pq por uns 40USD, eu posso levar esse pot todo e ainda vagar a cadeira pra alguem com 400. E se o pobre insistir em colocar mais 80 e ficar ali, pode ter certeza que eu coloco ele all in mesmo que eu tenha 55, KT, JQ, que saco! Tenho horror a pobre na mesa! Cara mala! (Tô brincando... mais ou menos...) Mas enfim, eu acho que vc deve sentar com o valor cheio pra se permitir um pouco de action tb, pq acredito que vc só ganha action dando action, e pra vc não ter que jogar tão amarrado as suas cartas, e sim usar mais posição e agressão. Numa mesa onde todo mundo tem 400 e vc só tem 80, sério, quem que vc tá agredindo? A mim não é... Se eu sentei com 400, é pq acho normal pots de 80! Eu acho que pra sentar com o valor menor que o da mesa tem que ter MUITA experiência e estar pronto pra ser chamado na maioria ds vezes que vc se arriscar, pq a galera tá arriscando pouco do stack pra vc tentar double up ou apenas roubar os blinds, pq tá todo mundo ligado na sua penúria e nas suas intenções. Mas eu posso estar errada (geralmente estou!)

Isso leva a outro ponto: cash game não é torneio nem sit n go pueblo, não precisa ir all in. Vem cá, qual o valor de ir all in em cash game? Tá afobado com o quê meu Deus?! Se o cara não tiver nada, ele vai foldar e vc levou uns míseros blinds com uma mão boa. E se vc for chamado, é pq tá perdendo! Ah, nem tá na hora de falar sobre "all in" em cash (pq até rola quando vc quer defender uma mega mão e tem monte de gente querendo quebrar ela, e mais algumas outras situações), mas mais a frente a gente fala sobre isso, sobre como otimizar os pots e as mãos grandes, como evitar o all in em cash, mas se for preciso, fazer o quê né?... Bóra pro all in. (E eu lá quero ir all in com AK no cash? Tá doido?! Se eu flopar uma mão, tô feita, se eu não flopar nada eu foldo feliz comendo Bono e bebendo coca-cola!). Mas deixa o all in pro sit n go, por enquanto...

Olha, a verdade é que falar de cash game vai dar muito mais trabalho que eu imaginei, pq puebs, é muy complexo, com tantas possibilidades e variantes, me deu até falta de ar. Sei-lá, reli tudo e falei "Meu Deus, eu sugerindo o pueblo largar um draw desses? Tá maluca?" Sim, estou, larga o draw com tanta gente no pot onde a brincadeira periga ficar mais cara que vc queria - preserve sua grana para melhores ocasiões e vai ser feliz agredindo em vez de defendendo! Quando se fala de AQ então, é papo de perder sono e fome, sério, dá pra emagrecer e envelhecer... AQ é um drama, UM DRAMA, e quer saber, folda esse lixo pré flop e espera um par de 22, isso sim! Tiltei!

Aliás, que que vc tá fazendo numa mesa NL, não falei pra ir jogar limit? Mas que teimosia! kkkkk!

Vamo com calma que a gente chega lá (onde quer que "lá" seja!)
Besos,
ME

ps - Quanta emoção hoje - fiquei trabalhando em casa (escrevi acho que uns 3 roteiros na sequencia - mega tendinite) e o Ricky Taki, o Carabina e o Zidane deram um show no WCOOP, sem comentar com o Zebra sendo chamado na chincha pelo BeLOWaBOVe prum HU, o Akkari contando do cara que jogou usando fio dental e pagando cofrinho do lado dele no EPT, o Pipo me atormentando desde meio-dia "Maridu, vamo pra 25-50 baralhar, vamo Maridu! Maridu, vamo pra 25-50!" Jesus, tô morta, buenas!

pps - Leo Caetano deu trabalho no Poker Mania! E parabéns ao Eric e ao Chapa por uma excelente e merecida final, e ao Tevez pelo lindo torneio que ele e o Michel organizaram (cadê o Michel?). Pro meu Puebs, obrigada pelos elogios e torcida nas minhas Head Up! Agora o Robi Gol (que tava jogando na conta do Pipo) tá frito na minha mão! FRITO! Robi Gol, bóra jogar heads up HOJE! Que absurdo! Mandou uns mega overbet nojentos com Q2, T3 (por ordem do Pipo!), e ainda veio com AK 4vezes - isso é normal? Não gostei! E ainda foldou pro meu QQ e pro meu único AK. Pô, que maré! kkkk (parabéns Robi Gol!)

ppps - EU ODEIO O POKER STARS!

Che, cadê vc? Muy sumido! Botei até foto nossa pra ver se o bicho da as caras!

20 comments:

Anonymous said...

Fala, Maridu

To jogando bastante pot limit live 1-2 e 2-5 e tendo bons resultados.
Uns conselhos seus me ajudaram bastante na quarta e sai pra frente. Valeu mesmo e quando vier a Sampa vai gostar das novas casas que estão abrindo.
Uma questão: Que tipos de mãos acha que devo aumentar no pré flop pra poder depois me defender no flop e dai em diante, lembra que é pot limit? Acha certo aumentar com par pequeno ou par médio? Sem falar na posição, né? Caramba, bem complexa mesmo a resposta, RS!!!

Beijos

Geraldo

Anonymous said...

ME,

acho q a questão de perder o buy-in inteiro não deve ser vista com tanta dramaticidade. Muita gente prefere torneios porque, entre outros motivos, "a perda é limitada". Mas se o cara todo dia joga um torneio de $11, e perde a maioria, dá na mesma de perder (ou melhor, "investir") $11 todo dia numa mesa de cash (só q aí ele vai ter q jogar nas mesas de buy-in máximo $10, pra não começar "pressionado"). Outra coisa: antes de entrar numa mesa, eu sempre procuro uma onde não exista alguém que esteja muito acima do buy-in máximo, justamente pra não entrar oprimido...

Ah, o renzobr disse q vc fica incomodada com errinhos no texto. Tem "melhor" escrito "mlehor" umas 3 vezes aí.. "Mlehora" isso aí, hehe.
Bjos!

Anonymous said...

Oi Maridu, tudo bem?

Eu também acho horrível quando entra alguem na mesa com um valor bem abaixo do buy in. Isto realmente atrapalha bastante.

Em relação ao post anterior eu faço diferente de você no começo do jogo. Normalmente eu jogo bem loose no começo do jogo. Às vezes chego a perder 1/3 do meu stack para ver o flop e talz. Parece loucura, mas este tipo de situação de ajuda a criar uma imagem na mesa que permite recuperar toda a grana e ainda sair no lucro mais adiante. É claro que este tipo de estratégia e realmente bem arriscado, pois eu posso inclusive perder todo o cacife em pouco tempo, mas tem dado bastante certo e prefiro continuar assim.

No fundo, no fundo, tudo depende de como estão os caras na mesa. Tipo se a mesa esta tight e fico baralhão, mas se está muito agressiva eu fico tight ou até mesmo saio da mesa, pois detesto jogar contra baralhão, hauahauahaua.

Beijos

Anonymous said...

Depois dos posts da ME sobre cash, o party poker e poker stars estão sentindo falta dos brasileiros nas mesas de sit e tournaments, parece que o Brasil inteiro foi jogar Cash só pra ver se a ME tinha razão , KKKKKKKKK ..

cruaro

Leo_Caetano said...

Fala ME!
Obrigado pela citacao mas nao faz isso nao que na quarta viro alvo e ai caio logo! KKKK
Te mandei um mega email com o de sempre, agradecimentos, causos duvidas e perguntas
bjs

Anonymous said...

Oi linda,

Gostaria q vc comentasse essa jogada ontem no paradise mesa 1/2 (100,00/300,00).Sentei na mesa c 300,00, 1ª mão da mesa, eu dealer QQ(q medo hein ME), tds limpers inclusive eu, BB(JToff)aumenta p 10, 2 fold, UTG+2(2 espadas) aumenta p 20 tds fold eu mando 50 call e call flop AQ8(2 espadas) BB aposta 10, UTG+2 aumenta p 25 EU faço TD 75 call call turn T(sem ser de espadas), BB aposta 50 UTG+2 call eu mando allin 175 BB allin 75, UTG+2 allin 175 river nem K nem 9 nem espadas.LOLOLOL na primeira mão levei um pote de R$774,00.Se joguei certo não sei, mas deu certo.

BJAO

SAUDAÇÕES TRICOLORES A TDS

Leo_Caetano said...

Pingon,
Estrategia boa eh a que funciona! kkk

Anonymous said...

el pigon......na minha opiniao so tinha q ter agredido mais no primeiro limp...devia ter dado raise !!!! e depois q bb e utg+2 raise reraise vc voltar reraise estranho!!deu sorte....pot perfeito...na 2 mao vc foi embora?
heheh

me aprendendo a cada dia com seus posts!!!parabens

Anonymous said...

Fala EL Formica,

Na verdade eu não entrei de limp pq estava c medo e sim pq estava tentando dar uma pescadinha.

Abraços mano

Abstratto said...

Maridu,

Você como blogueira mais famosa do Brasil deveria se inscrever no Blogger Poker Tour (second season). Esse ano além dos freerolls de 500$ que qualificam pra final, tem um premio para o blogueiro que fizer a melhor cobertura das etapas do BPT.
Vê detalhes lá no meu blog
http://abstratto.blogspot.com

Pelo que vi na lista, tem muito poucos blogueiros brasileiros por lá ainda.

[]'s
Abstratto

Abstratto said...

BTW, os posts sobre cash estão muito legais, estou copiando e colando num arquivo word aqui, para imprimir e reler depois com calma.

Anonymous said...

to contigo, so mto mais PP, nao tem aquelas bizarrices de flushs vindo de outra galaxia.
mto bom o blog, principalmente pra mim que so jogo sng (quenem um robozinho mesmo, kkkk)

bjoss

Anonymous said...

Maridu
Concordo com vc.
Dá serie eu odeio.
Eu odeio orkut, sit e poker stars.
Da-lhe PP.

Bjos
Vitor

Anonymous said...

Maridu

Gostariamos de saber se é possivel colocar no seu magnifico blog a música que fizemos para o Akkari, interpretada pelas 3 voces de America

Fabiao, Pipo Tevez

Anonymous said...

Tô sempre aqui doutora.

Eu sou discreto.. mas estou sempre por aqui.

bjoooooo.s

PS:. eu quero ler os livros de craps... não esquece de trazer.

Anonymous said...

el pigon, paradise nao eh parametro!!! todo dia q eu colo la saio com uns 500 reais d lucro FACIL jogando nl300.. ate hj, soh perdi uns 2 dias indo la... e olha q eu vo la direto!!! eu acho ruim entrar d limp com jogos assim, ainda mais no paradise, q vc aposta 30 reais pre flop (15xbb), nego t da call com 95o (juro, nao eh brincadeira), flop QJ5, e eel ainda paga 80$ da tua aposta pra tentar o 9 no turn!!! juro, sem brincadeira.. se tem um lugar onde eu "nunca" fiz slowplay, eh o paradise,pq la vc nao precisa esconder tua mao nao.. aposta pesado pq eles vao pagar cara... olha essa jogada, eu aposto 25$ pre flop AQd, soh um cara paga pq minha img ja eh bem tight la(milagre, jogar hu no paradise!), flop 335, 2 d ouros, dou check, o cara bet pot 50$, eu check raise 150$, nego me da call com K5, turn 2ce eu enfio all in (eh amigo, eu sou q nem a ME, se vou apostar no draw, me atolo ate o fim hehehe) d mais uns 200.. ele tinha mais 150, e me da call!!!! river Kx e eu perco.. esse eh um dos muitos exemplos q eu poderia t dar, e meu conselho pra qdo jogar la eh: aposta, mas aposta mesmo!!! top pair la eh GIGANTE!!!! como o povo eh ultra loose/horrivel/pessimos/horrendos, eu jogo ULTRA tight, e soh aposto pesado qdo tenho jogo.. comigo funciona bastante!!! isso eh 90% do povo.. outro dia, eu falei"porra, nego jogando PL2k e nao sabe pot odds eh foda.. devia sair d la", a mesa inteira me vira e pergunta "mas o q eh pot odds" soh um sabia.. mesa com 10.. huauhauhauhauha
po,acabei falando dmais do paradise.. hehehe mal ai por desviar um pokinho o assunto!!!
otimos posts sobre cash game ME!! soh jogo cash game, me dou bem no cash game, mas meu problema eh q sou meio maluco.. hehehe

ps: maridu, qual teu nick?? queria dar um search pra ver vc jogando d vez em qdo hehehe

Anonymous said...

eskeci d dizer,adoro jogar contra short stack.. e eu ponho ele em all in sempre!! o cara soh joga contra mim indo all in, para aprender!!! se tenho 33 mando o all in dele pre flop!! =p

Leo_Caetano said...

por que fazemos coisas que sabemos que sao erradas? disturbio de atencao, reflexos pavilovianos?? Paguei (note, paguei!!!???) um all duplo de KJd... obvio que tomei uma fatiada gigante num torneio que tava jogando ha um tempao!
pelo menos durmo cedo... O Mar subiu!
bjs

Anonymous said...

mariduuuuuu tira a minha zica....fui contestar a sua opiniao sobre os fluhses do que vem de outra galaxia no ps, e comigo to perdendo hj TODAS AS MAOS com flush, runner runner, de todos os jeitos, eu QQ x 66 entra as 4 cartas de espadas, trinca se runner flush, ta um NOJO só! meu deus, tira minha zica maridu!!!

o post ta otimo ja li, mas isso era muito mais importante uehauehau...meu bk :( uehaue

Anonymous said...

Antendendo aos pedidos da minha querida amiga Maridux,resolvi participar deste interessante post, muito se versa sobre a parada do El Pigon,que de fato é bastante interessante(não só pela parada em si mas pela atitude de jogadores sem posição atravessarem o raise mais de uma vez,como diria um conhecido meu que sonho de parceirada...:) Pelo limp do El Pigon imagino que ele deva ter jogado muitas mesas de Pot-Limit antes de engatar no No-Limit pois por incrível que pareça nos jogos pot-limits que vemos aqui em Sampa,a jogada mais interessante e com a expectativa mais favorável no Pot-Limit é dar limp em early position para dar reraise pois só assim conseguimos limitar o field...que é o que queremos com uma mão como QQ(temos de cobrar um preço por ter a mão melhor mas não podemos perder o mercado,pois objetivamente queremos ser chamados com QQ) Claro que tem que se mixar o jogo para não se tornar previsível(o que acredito ser um dos maiores defeitos dentro do cash-game)acho que num jogo de pot-limit a estratégia seria perfeita,no entanto no No-Limit(numa mesa Loose como é a do Paradise)acho que teríamos 2 estratégias possíveis...uma destas a que el pigon utilizou e a outra seria um raise razoável algo em torno de 10/15(pois como vimos na parada houve um reraise a uma aposta de 10) para ser repicado e aí sim ir "over the top" o risco é ser apenas chamado por 226 jogadores como é o caso dos jogos ultra-loose,mas a chance de ser repicado é grande e após um repique construiríamos um pot-maior com uma mão que provavelmente seria a favorita...acho que de 100 mãos se jogarmos 60 vezes repicando e 40 dando call neste tipo de mãos podemos conseguir resultados mais favoráveis com esta mão perigosa que é o par de Damas...(num jogo imprevisível como o aqui de sampa tendendo a ultra-ultra loose)
Boa sorte a todos e muito legal este fórum de discussão
Maridux espero ter contribuido com seu post...
Vini Marques(coringa78 no PS)