Tuesday, May 08, 2007

Post #153- Lembra daquele jogo, o NL Texas Holdem? Pois é, hoje deu vontade de falar dele... (E REVISTA FLOP)

---
Post já começa tiltado, mas é que fiquei horas escrevendo um baita post pra vcs, e simplesmente ACABOU A LUZ no segundo que eu estava clicando PUBLICAR, e perdi tudo... mega, mega bad beat... vamos ver se consigo recriar ele um pouco. (sigh...)
---

Hoje acordei com vontade de falar do game, motivo disso tudo aqui, e coisa da qual não falo a muito tempo e tenho andado uma chata com “estou ocupada, me dêem descontos, blábláblá” – chega disso! Então sem pendurar nas minhas frivolidades de sempre, vamos mergulhar logo nele, no GAME!

Já abro falando que esse é um bom post pra "Jogar pedra na Maridu, ela não é humilde, blablabla" (saco esse papo! Mas tem gente que resolveu cismar com isso! Ok...) pq se trata de ajustes que tenho feito no meu game com a ajuda de 1 profissional gringo muito conceituado (deixa eu me abaixar enquanto as pedras voam... oops, essa quase acertou! Ok, pronto!). Verdade seja dita: eu nunca debato meu jogo com outros jogadores. NUNCA! Pode perguntar. Acho que eles tem muito a contribuir, mas as únicas vezes que fiz isso foi um erro (PRA MIM!) pq acho que pra EU receber influências externas, eu preciso primeiro estar muito ajustada dentro do MEU próprio estilo e jeito de jogar, pra não ferrar tudo e me confundir toda. Quando me sentir pronta pra abrir as portas pra ajustes externos, eu as abro feliz, mas é uma questão de saber que ainda não estou lá (uai, isso foi humilde, não? Falei até com sotaque mineiro sô! lol)

Mas de qualquer forma, esse fera (FERA!) outro dia me vendo jogar um torneio me chama no skype no meio dum pot e pergunta “quê que vc tanto aposta?” Expliquei (era um AT suited, eu acho) e elena mesma hora “Vc está errando, to vendo daqui! PÁRA!” lol! E assim, sem querer, meio que forçada (lol!) comecei a receber minha primeira "influência externa" no meu game. Parei e assim que acabou o pot ele veio "Vc tem talento (ele que falou, não eu!) mas vc está com 2 vazamentos grandes no seu jogo! Vamos ajustar!" Caraca, juro que arrepiei! Busco isso a tanto tempo e em apenas 2 semanas me observando ele não só identificou os meus vazamentos, como ainda falou o seguinte "Seu maior vazamento está no nível de blinds 100-200 e 200-400, pq quando vc passa desse level, vc vai muito bem, mas já reparei que é nesse level que vc vai ou cai, então vamos melhorar isso pra vc não ficar tão vulnerável e exposta nesse level" (JESUS! Percepção nojenta que o cara tem né não? Tipo, encontrou o level de blinds onde mais tô errando e tudo! LOL) e um dos ajustes que ele fez nesse meu level de game é o que vou dividir com vcs, pq os outros ajustes que venho fazendo com a ajuda dele são bastante específicos do meu jeito de jogar, e entrar nesse buraco negro seria tipo voltar no tempo em que eu escrevia aqueles posts sem fim. Que fase! kkkk! ;-)

Primeiro ele falou: “Keep the pots small pré flop so you can control the pot size post flop. You are losing control of the pot sizes by being over agressive pre flop!” (Mantenha os pots pequenos, vc está perdendo controle do tamanho dos pots por agressão demais pré flop). Tá, isso parece simples, mas na verdade nem é tanto... (e pra quem já sabe de tudo isso, pular essa parte) O que ele quis dizer foi o seguinte: entrou o blind 200-400, e eu resolvo jogar uma mão de mid position (não importa qual mão) num pot que ainda não foi aberto, não existe motivo algum pra eu dar um raise pra 1200, de 3x o BB, por vários motivos. 1- porque quem está fazendo isso está simplesmente jogando fichas no lixo, e ele falou que eu estava jogando MUITAS fichas no lixo. Que a minha abertura de pot nunca devia exceder 2.5x o BB (quando isso!) especialmente se eu pretendo jogar tantas mãos assim (STOP PLAYING SO MANY HANDS foi a outra bronca que ele me deu! lol) tentando manter minhas aberturas de pot sempre em torno de 2.2x a 2.3x o BB. Pq?

Bem, porque se com blinds 200-400 eu der um raise de 1050 em vez de 1200, a informação é a mesma, mas se todo mundo foldar, eu estou comprando um pot que normalmente custaria 1200 por um desconto de 150 fichas. E quem não gosta dum descontinho? Mas caso eu tome um call, e vamos supor que a minha mão não se materialize post flop, mas mesmo assim eu queira meter um C-bet, meu c-bet não precisa ser de 1200, e sim de 1050 novamente. Se eu tomar volta eu posso tomar a minha decisão de acordo, fold ou push, mas se por acaso eu foldar, eu economizei mais ou menos umas 300 fichas ao jogar esse pot, e se a cada pot que eu jogar e NÃO GANHAR eu puder economizar 300 fichas, ao longo prazo de um torneio isso vai fazer muita diferença no meu stack, especialmente quando os blinds vão subindo e essas 300 fichas vão subindo tb no valor que vc poupa. BLING! Eureca! ;-) Imediatamente fiz os devidos ajustes e logo em seguida senti outro grande benefício dessa dica valiosa, que leva ao motivo #2 dele ter me dado esse toque de ajuste:

Motivo #2 (que é o mais importante mesmo): apostando dessa forma, eu controlo muito mais o tamanho do pot post flop, pq não tem motivo do oponente apostar 1200 num pot onde isso represente mais que ½ ou 1/3 do pot, e por ter mantido o pot pequeno pré flop, eu estou controlando o tamanho da aposta dele e me colocando numa situação vantajosa de reraise um valor que não me comprometa com aquele pot, ou até mesmo de dar um call seco no flop por um valor “no desocnto” pra colocar uma aposta grossa no turn ou river, mas que ainda não me comprometa com aquele pot pq eu consegui controlar o tamanho do pot (tá, agora talvez eu esteja metida por falar que “EU controlei o tamanho do pot”... kkkk!)

Ai... Será que estou fazendo algum sentido? Será que estou sendo humilde? Será que o tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais? Será que isso importa? Acho que não, pq isso tem beneficiado muito o meu mid-game, e não vejo como prejudicar o jogo de quem não estava aplicando isso (como eu, que sempre queria meter 3x o BB e dane-se! LOL!) Claro que existem outras nuances nesse ajuste, mas estou explicando (pelo menos tentando) da forma mais simples e objetiva o básico desse simples ajuste que vem fazendo diferença.

*** ENQUANTO ISSO, NA SALA DE JUSTIÇA...***

Chegou a revista FLOP hoje aqui em casa pelo Correio – fiquei toda feliz! Ta simplesmente irada! Quero deixar registrado meus parabéns a todos os contribuintes e todos que ajudaram a faze-la, especialmente ao Juju Maesano, por um excelente trabalho, e claro, sempre sempre sempre, ao meu amigo Akkari, que mais uma vez toma uma bela iniciativa no crescimento do nosso amado Poker no Brasil! E dizer que já li e reli cada palavra escrita, e está realmente de alto nível (e por favor, prestar atenção no Federal tentando provar que é macho com A5 de copas, achando que tá enganando alguém! LOL!) e que essa seja a primeira de muitas edições por vir! Quem ainda não recebeu a FLOP, por fvor, ENCHER O SACO do Juliano Maesano, pq vale a pena receber a sua cópia! Parabéns!

E quero deixar meus parabéns pro Chiró, que fez FT de um belo e difícil torneio no sábado, não sabia fazer “3 way even deal” (LOL!) e forrou bonito, pro BREDA (MEU DEUS, O BREDA!!! Pessoa que mais chora e reclama das mãos, mais até do que eu! Lol Ta proibido de chorar por 1 ano pelo menos!) que ontem fez FT do nightly hundred grand e forrou bonito, e acima de tudo pro NENO, discrentíssimo, que vem forrando em absolutamente tudo, fez acho que 3 FTs online só na semana passada, ficou em 2o no ABC, cavalou com o Breda, sei lá, o Neno ta impossível! Jogando o fino, e sempre na maior good vibe! MERECIDO DISCRENTE! Parabéns a toda discrentada que tá sempre enchendo o nosso poker brasileiro de orgulho! ;-)

Vamoooo Brasil!

Besos,
ME

19 comments:

Anonymous said...

Valew Maridu, nossa dama de ouros do poker brasileiro, o que essa garota fez, faz, e vai fazer pelo texas hold'em no Brasil é demais e todos da comunidade do poker deve muito a ela. Mas não é pra ficar se achando hein gata....
Com relação aos recentes resultados, gostaria de agradecer a todos que deram força pra que eu tivesse condições de chegar nesse nivel de poker, mas o trabalho foi duro.
É isso Mari, um grande beijos e vamu forra!!!

Anonymous said...

caraca...como é duro ser um weak-amateaur-loser...lol... essa dica dos blinds no mid tourney é muito foda... e caralio...faz sentido...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
putz, to me sentindo O FISH, até pq fico me perguntando pq os xaropes aceitam ALL IN e não aceitam um raise 3xbb nesse nível..

vou testar essa pro-theory e depois te falo...

E eu que minha flop... buáááááá... espero que a minha chega...

ta bonita na foto hein..

bjs

Rhangell

Anonymous said...

Já conhecia algo parecido:

http://www.clubedopoker.com/forum/viewtopic.php?t=5301

Anonymous said...

Lindo post, Maridu!
Eh isso ai, a Flop chegou com tudo!!!! Quem ainda nao se cadastrou, envie email com endereco completo com CEP para revistaflop@gmail.com que dai colocaremos na lista de mala direta.
Aos donos e gerentes de clubes de poker, enviem seus cadastros para receberem grandes quantidades para distribuicao em suas casas.
Parabens a Maridu pela GRANDE coluna, e a todos que ajudaram nesse filho que nasceu....
Parabens tambem ao Neno que realmente merece suas conquistas, assim como o Breda!

Marcog "unoturbo" Oliveira said...

... um nobreak custa menos de $300, viu ? rsrsr

Falando sério agora, EXCELENTE esse seu post. Essa estratégia bate bem de frente com a que um amigo vem usando com sucesso no PS ("agressivão", e vendo muito jogo), embora acho que mais para mesas Cash. De todo modo, gosto mais da forma como você exemplificou, e, curiosamente, meus melhores resultados em MTTs apareceram jogando de forma parecida com a que descreveu.

Aproveita que chegou sua FLOP e vai conferir o nome do 11o colocado do "ABCSOP" ! E olha logo, porque na edição do mês que vem acho que já terei sido atropelado... :(

Só mais um detalhe: o Neno caiu em 3o lá no ABC. Quem fez HU com o Mauro foi seu amiguinho, aquele cujo nickname é um "nut full"... :) Tava lá no meu blog o resumo, e diga-se de passagem, fiquei mais puto ainda de não ter jogado, quando soube pelo Orkut que ele ia fazer late registration. Teria sido uma honra cruzar com o cara no meio do torneio...

Abração, e obrigado pela visita ! A audiência baixa no início é uma angústia só... :)

Anonymous said...

Gatíssima Mary!
We go in this girl!
Sinto casamento no ar....

Anonymous said...

Fofa!
Como demora pra chegar 4a feira!!!!
your idol,
Melinda.

Anonymous said...

d+ ME.....excelente....adoro vir aqui...e teoria sempre cai bem...vlw peladica...acho q são milhares de jogadores evoluindo neste instante, lendo algo tão bacana no teu blog...abraços e sucesso no river...

Anonymous said...

pra receber essa revista é só se cadastrar?? Não paga nada?

Tupi

Anonymous said...

Maria Eduarda,

não joga mais aqui no Rio?

No último sábado joguei um torneio no Othon, Copacabana. Tudo muito organizado. IMPORTANTE, SEM CIGARROS, UMA MARAVILHA.

Uma pergunta: lá pela 1 ou 2 da manhã chegou uma menina. Olhei pra ela e achei muito parecida com sua amiga, Julinha. Será que era ela????

Fernando.

Caio Oliveira said...

Olá Maridu!
Axo q o nosso problema era o msm....smpre metia raise igual vc nesse nivel d blind...
Parabens pelo blog....
parada obrigatoria tds os dias...

o/

PS.: Minha FLOP n chego ainda...

Anonymous said...

lembra daquele "puebs"??

hencus said...

gg maridu ;)

ARANHA said...

Ufááá li td.
Tava atrasado com as leituras do seu blog, alias ando atrasado num monte de coisas.

ME, após passar por problemas voltei e atualizar o blog. www.aranha.negra.zip.net

Se puder e achar legal, restaure o linkdo meu blog, por favor.=)
Abraços... a taty manda bjus

Abstratto said...

É Maridu, acho que vou ter que tirar você da minha lista de blogs indicados, você não atualiza mais esse blog...

;)
http://abstratto.blogspot.com

Anonymous said...

Maridu, muitas felicidades para você neste dia especial que é o seu aniversário(15/05/2007). Você acha sinceramente que a gente esqueceria? Não, claro que não. Lembramos de você todos os dias, pois estamos passando por aqui para saber notícias suas. Desejamos para você muita sorte, muitas felicidades e que todos os seus desejos se realizem todos os dias. Feliz Aniversário!!!!

Um forte abraço

Lucélia

Marcog "unoturbo" Oliveira said...

Hey,parabéns ! Tava vindo aqui pra mandar um comment do tipo:

"Lembra daquele blog, o Need an Ace ? Pois é, hoje não deu vontade de postar, não ???"

Mas, graças à amiguinha acima todo mundo ficou sabendo que você completa aninhos (251, certo ? rsrsr).

PARABÉNS !! Tudo de bom, fique longe de computadores e vá curtir o dia (espero que o tempo aí não esteja macambúzio como aqui em Gotham City) !

Vá almoçar num lugar legal, procure algo completamente diferente pra fazer (jogar fliperama, dar comida pra pombo, chutar poça d´água, sei lá...), e curta cada minuto deste dia como se fosse o último.

... e, caso dê tempo, solte um post novo, que a gente já não aguenta mais vir aqui atrás de novidade e dar com a cara na porta...rsrssr.

Abração !

Unknown said...

Parabés garota!! Com essa carinha de 16 nem precisa esconder a idade. :)

Felicidades!

Abstratto - Recife - Brasil

Unknown said...

Parabéns Maria Eduarda,

(só não gostei de ter apagado meu post),

De qq maneira eu acho que vove respondeu,

valeu, parabéns!!!!!,

Fernando.