---
Post já começa tiltado, mas é que fiquei horas escrevendo um baita post pra vcs, e simplesmente ACABOU A LUZ no segundo que eu estava clicando PUBLICAR, e perdi tudo... mega, mega bad beat... vamos ver se consigo recriar ele um pouco. (sigh...)
---
Hoje acordei com vontade de falar do game, motivo disso tudo aqui, e coisa da qual não falo a muito tempo e tenho andado uma chata com “estou ocupada, me dêem descontos, blábláblá” – chega disso! Então sem pendurar nas minhas frivolidades de sempre, vamos mergulhar logo nele, no GAME!
Já abro falando que esse é um bom post pra "Jogar pedra na Maridu, ela não é humilde, blablabla" (saco esse papo! Mas tem gente que resolveu cismar com isso! Ok...) pq se trata de ajustes que tenho feito no meu game com a ajuda de 1 profissional gringo muito conceituado (deixa eu me abaixar enquanto as pedras voam... oops, essa quase acertou! Ok, pronto!). Verdade seja dita: eu nunca debato meu jogo com outros jogadores. NUNCA! Pode perguntar. Acho que eles tem muito a contribuir, mas as únicas vezes que fiz isso foi um erro (PRA MIM!) pq acho que pra EU receber influências externas, eu preciso primeiro estar muito ajustada dentro do MEU próprio estilo e jeito de jogar, pra não ferrar tudo e me confundir toda. Quando me sentir pronta pra abrir as portas pra ajustes externos, eu as abro feliz, mas é uma questão de saber que ainda não estou lá (uai, isso foi humilde, não? Falei até com sotaque mineiro sô! lol)
Mas de qualquer forma, esse fera (FERA!) outro dia me vendo jogar um torneio me chama no skype no meio dum pot e pergunta “quê que vc tanto aposta?” Expliquei (era um AT suited, eu acho) e elena mesma hora “Vc está errando, to vendo daqui! PÁRA!” lol! E assim, sem querer, meio que forçada (lol!) comecei a receber minha primeira "influência externa" no meu game. Parei e assim que acabou o pot ele veio "Vc tem talento (ele que falou, não eu!) mas vc está com 2 vazamentos grandes no seu jogo! Vamos ajustar!" Caraca, juro que arrepiei! Busco isso a tanto tempo e em apenas 2 semanas me observando ele não só identificou os meus vazamentos, como ainda falou o seguinte "Seu maior vazamento está no nível de blinds 100-200 e 200-400, pq quando vc passa desse level, vc vai muito bem, mas já reparei que é nesse level que vc vai ou cai, então vamos melhorar isso pra vc não ficar tão vulnerável e exposta nesse level" (JESUS! Percepção nojenta que o cara tem né não? Tipo, encontrou o level de blinds onde mais tô errando e tudo! LOL) e um dos ajustes que ele fez nesse meu level de game é o que vou dividir com vcs, pq os outros ajustes que venho fazendo com a ajuda dele são bastante específicos do meu jeito de jogar, e entrar nesse buraco negro seria tipo voltar no tempo em que eu escrevia aqueles posts sem fim. Que fase! kkkk! ;-)
Primeiro ele falou: “Keep the pots small pré flop so you can control the pot size post flop. You are losing control of the pot sizes by being over agressive pre flop!” (Mantenha os pots pequenos, vc está perdendo controle do tamanho dos pots por agressão demais pré flop). Tá, isso parece simples, mas na verdade nem é tanto... (e pra quem já sabe de tudo isso, pular essa parte) O que ele quis dizer foi o seguinte: entrou o blind 200-400, e eu resolvo jogar uma mão de mid position (não importa qual mão) num pot que ainda não foi aberto, não existe motivo algum pra eu dar um raise pra 1200, de 3x o BB, por vários motivos. 1- porque quem está fazendo isso está simplesmente jogando fichas no lixo, e ele falou que eu estava jogando MUITAS fichas no lixo. Que a minha abertura de pot nunca devia exceder 2.5x o BB (quando isso!) especialmente se eu pretendo jogar tantas mãos assim (STOP PLAYING SO MANY HANDS foi a outra bronca que ele me deu! lol) tentando manter minhas aberturas de pot sempre em torno de 2.2x a 2.3x o BB. Pq?
Bem, porque se com blinds 200-400 eu der um raise de 1050 em vez de 1200, a informação é a mesma, mas se todo mundo foldar, eu estou comprando um pot que normalmente custaria 1200 por um desconto de 150 fichas. E quem não gosta dum descontinho? Mas caso eu tome um call, e vamos supor que a minha mão não se materialize post flop, mas mesmo assim eu queira meter um C-bet, meu c-bet não precisa ser de 1200, e sim de 1050 novamente. Se eu tomar volta eu posso tomar a minha decisão de acordo, fold ou push, mas se por acaso eu foldar, eu economizei mais ou menos umas 300 fichas ao jogar esse pot, e se a cada pot que eu jogar e NÃO GANHAR eu puder economizar 300 fichas, ao longo prazo de um torneio isso vai fazer muita diferença no meu stack, especialmente quando os blinds vão subindo e essas 300 fichas vão subindo tb no valor que vc poupa. BLING! Eureca! ;-) Imediatamente fiz os devidos ajustes e logo em seguida senti outro grande benefício dessa dica valiosa, que leva ao motivo #2 dele ter me dado esse toque de ajuste:
Motivo #2 (que é o mais importante mesmo): apostando dessa forma, eu controlo muito mais o tamanho do pot post flop, pq não tem motivo do oponente apostar 1200 num pot onde isso represente mais que ½ ou 1/3 do pot, e por ter mantido o pot pequeno pré flop, eu estou controlando o tamanho da aposta dele e me colocando numa situação vantajosa de reraise um valor que não me comprometa com aquele pot, ou até mesmo de dar um call seco no flop por um valor “no desocnto” pra colocar uma aposta grossa no turn ou river, mas que ainda não me comprometa com aquele pot pq eu consegui controlar o tamanho do pot (tá, agora talvez eu esteja metida por falar que “EU controlei o tamanho do pot”... kkkk!)
Ai... Será que estou fazendo algum sentido? Será que estou sendo humilde? Será que o tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais? Será que isso importa? Acho que não, pq isso tem beneficiado muito o meu mid-game, e não vejo como prejudicar o jogo de quem não estava aplicando isso (como eu, que sempre queria meter 3x o BB e dane-se! LOL!) Claro que existem outras nuances nesse ajuste, mas estou explicando (pelo menos tentando) da forma mais simples e objetiva o básico desse simples ajuste que vem fazendo diferença.
*** ENQUANTO ISSO, NA SALA DE JUSTIÇA...***

Chegou a revista FLOP hoje aqui em casa pelo Correio – fiquei toda feliz! Ta simplesmente irada! Quero deixar registrado meus parabéns a todos os contribuintes e todos que ajudaram a faze-la, especialmente ao Juju Maesano, por um excelente trabalho, e claro, sempre sempre sempre, ao meu amigo Akkari, que mais uma vez toma uma bela iniciativa no crescimento do nosso amado Poker no Brasil! E dizer que já li e reli cada palavra escrita, e está realmente de alto nível (e por favor, prestar atenção no Federal tentando provar que é macho com A5 de copas, achando que tá enganando alguém! LOL!) e que essa seja a primeira de muitas edições por vir! Quem ainda não recebeu a FLOP, por fvor, ENCHER O SACO do Juliano Maesano, pq vale a pena receber a sua cópia! Parabéns!

E quero deixar meus parabéns pro Chiró, que fez FT de um belo e difícil torneio no sábado, não sabia fazer “3 way even deal” (LOL!) e forrou bonito, pro BREDA (MEU DEUS, O BREDA!!! Pessoa que mais chora e reclama das mãos, mais até do que eu! Lol Ta proibido de chorar por 1 ano pelo menos!) que ontem fez FT do nightly hundred grand e forrou bonito, e acima de tudo pro NENO, discrentíssimo, que vem forrando em absolutamente tudo, fez acho que 3 FTs online só na semana passada, ficou em 2o no ABC, cavalou com o Breda, sei lá, o Neno ta impossível! Jogando o fino, e sempre na maior good vibe! MERECIDO DISCRENTE! Parabéns a toda discrentada que tá sempre enchendo o nosso poker brasileiro de orgulho! ;-)
Vamoooo Brasil!
Besos,
ME