Monday, October 09, 2006

Post #58- PPL

Fala Puebs, não se enganem com as fotos de hoje - é capilé pra verem o que eu vejo durante HORAS do meu dia, e pra saberem que tô editando ferozmente umas 9 horas por dia, aproveitando uma calmaria da Globo (que já deve passar) e dando um tempo de poker. O post de hoje é todo sobre o PPL, que eu venho acompanhando desde que a idéia surgiu e finalmente se tornou realidade!

Pra quem não sabe, o PPL é o "Professional Poker League" dos EUA. Quando os produtores de TV viram que poker dá muita grana não só nas mesas, mas tb na TV, eles se animaram. Aí começou a guerra das redes pela transmissão de WPT, WSOP, e mais um bando de torneio criado pra TV (quem quiser saber mais como nasceu o fenomeno do poker na TV lê esse post aqui que explica um pouco da criação das hole card cameras do Steve Lipscomb, etc.).

Poker dá $$$, não importa que ângulo vc olha. Mas com mega exposição de poker na midia, o boom do poker online e o Moneymaker ganhando o WSOP de 2003, criando a famosa frase "anyone can win", choveu discrentes nos torneios, e os profissionais começaram a jogar menos eventos grandes feitos pra TV, como por exemplo o WPT. Eles não tinham mais energia pra nadar por fields de, sei-lá, 1000 ou 2000 jogadores, por sei-lá quantos dias, tirando eles de seus "trabalhos" de cash game, onde está o ganha pão de cada um, viajando pelo mundo longe das famílias, e preferiram ficar em casa. Não é a toa que no season 1 e 2 do WPT a gente vê tanto Gus Hansen, Daniel Negreanu, etc., e de repente eles somem. Não é que eles pararam de jogar esses torneios, mas reduziram a quantidade drasticamente. E também, como os fields aumentaram, se tornou muito mais difícil fazer mesa final. E vai, sem enganar, eles tb começaram a "desprezar" um pouco os fields gigantescos. Pra eles apenas não estava valendo o esforço e o custo de ter que viajar atrás de torneios com 1000 inscritos, pagando hotel, avião, etc., pra participar de um fetival de "all in", e enfim, não estavam mais com muito saco. Compreendo...

Aí, claro, a audiência dos programas de poker pra TV começou a cair, pq ninguém quer ver o "João Ninguém" jogar contra outro "João Ninguém". O pueblo quer ver o "João Ninguém" jogar contra o Gus, o Patrik Antonius, o Barry Greenstein, o Doyle, enfim, querem ver as feras, querem ver trabalho de flop, post flop, e não um all in atrás do outro de AQ vs AK e tchau (saco!). Aí surgiu a idéia do PPL, que foi difícil de montar, mas finalmente se concretizou essa semana. O PPL é o Professional Poker League, onde só profissionais podem jogar, e vão jogar em 8 times, escolhidos pelo capitão e co-capitão. Esses times foram escolhidos literalmente como no "football season" americano. Tem 8 grupos de profissionais inscritos (Grupo A, grupo B, etc.) e cada capitão pode escolher 1 jogador de cada grupo, fazendo um total de 64 jogadores. Eles vão jogar entre eles e é isso - ninguém entra, ninguém sai. Vai ter que trabalhar o flop, post flop, turn e river, não vai ter berro de "Jogo Muito!" nem dança da Macarena quando um underdog mandar aquele suck out. Vai ser irado! O que eles vão fazer é levar o poker prum nível que eu acho que ainda não conhecemos. Pô, fala sério, Gus, Negreanu, Greenstein, Mizrachi, Laak, Esfandiari, os Brunsons, Ted Forrest, Ivey, TODOS MESMO, jogando um contra o outro, semanalmente, pra TV! DELÍRIO PRAIANO! Vai ser um luxo! LUXO!

Quem se beneficia? Todo mundo! Eles, pq vão poder tirar a temperatura do jogo de cada um, viver a gloria e alimentar o ego (jogador de poker tem ego? imagina!) de vencer um ao outro, a alta grana envolvida, certeza de reconhecimento sem perda de tempo, enfim, e vão jogar seu melhor poker, sem pressa pra voltar pro cash, focados e mostrando o seus estilos, pq não vão querer decepcionar os adversários, muito menos seu time. E a gente ganha, bem, por motivos óbvios que eu nem vou explicar... Tô bem animada. Que sonho fazer parte de um time desses. O MEU time ia ganhar com certeza! kkkk! (coitados!;-)

Quem quiser saber mais do PPL, ver a escalação dos times, dá uma lida no blog do Negreanu. Ele é capitão de um dos times junto com a Jennifer Harman, e descreve todo o "draft" (escolha dos jogadores) que ocorreu no Venetian em Vegas (paraíso!) de uma forma muito inteligente (sempre) e muito detalhada. Aliás, o Negreanu é foda. Sou fã dele. Ele repica com J5 off e não quer saber. Pode vim quente que ele tá sempre fervendo, por mais franga que seja! kkkk!

Besos,
ME, PPL-wannabe!

ps - eu poderia entrar no papo da lei anti-gambling nos EUA mas não vou. O pai do Raul fez um blog sobre isso, e puebs, esse histerismo não é pq o Bush ou o Bill Frist acham que gambling online seja ilegal, imagina! Eles não estão nem aí se vc perde ou ganha, eles querem apenas descobrir um jeito de manter a grana dentro dos EUA e um jeito de tributá-la. Assim que isso se resolver, o pânico passa e vc pode vender a mãe online, no tanto que a grana fique nos EUA e vc pague impostos. No meio tempo, comprem ações do Party Poker - caiu mas vai alavancar já já! kkkk! Tô rindo mas é papo sério, né não Góes? Diz aí!

SOM BOM DE HOJE: "In the Sun" by Coldplay featuring Michael Stipe & "Let Go" by Frou Frou

11 comments:

Unknown said...

Vai ser muito loco esse torneio mesmo!!! Mas ta faltando O CARA:
Cade o Sam farha??!!? hehehe, baralhão master =)

Anonymous said...

:)

Anonymous said...

Dá uma olhada no pool b, Phil Laak, Mike Matusow e Tony G... que zoeira

Anonymous said...

e ai ME td certo?
entao, parabens pelo teu blog, eu acompanho ele faz mto tempo.
soh keria esclarece 2 duvidas.
A primeira eh se o dvd vai ser distribuido pro brasil tdo ou soh p vertentes Rio e SP ?
e a segunda, caso vc saiba, pq q o Phil Helmuth n ta participando do PPL??
valeu abraço!

Leo_Caetano said...

vou ficar de ferias compulsorias por 3 semanas entaooooo posta todo dia! rss
bjssss

Anonymous said...

maridu
Não estou tão entusiasmado. Vc não acha que a PPL vai inibir o surgimento da nova geração, pois os grandes nomes ai é que não teram interesse em jogar contra o joão ninguem. Então eu lhe pergunto se o PPL tivesse surgido a 4 anos atras, the crew (boyd, fischman) teriam chance de se destacar junto as feras.
bjo
Vitor

ME said...

IVAN: espero que ve tenha lembrado de mim apenas pq a melhor mão não ganhou, e não pq vc considerou foldar AA! Péssimo beat, e tão perto do dinheiro, mas se era no PS, 100% esperado... Não é teoria da conspiração, é um fato matemático do meu poker tracker... Mas independente da matemática, tem toda uma "escola" que advoga foldar AA nessa situação, especialmente contra 2 outras pessoas - eu NÃO sou uma dessas pessoas. Foldar AA pré-flop companheiro, é, não sei... uma ofensa... Tudo bem vai, se tivesse 3 ou 4 all ins, aí vc nem é favorito, e mesmo assim quero ver foldar... mas contra 1 all in... fez certo, pena que foi no software errado. Amanhã bate. No PS a melhor mão não ganha, quem não sabe isso não está analisando o próprio jogo... lamento informar. Mas vai, não some por causa disso. Eu não tenho culpa se o software é do demo.

VITOR: pertinente o seu comment, mas não concordo com sua falta de empolgação pelo PPL pelo simples motivo de que poker tá tão grande que tem espaço pra todo mundo crescer e aparecer (até nós aqui, "Oi Galvão!"). E quem for aparecendo vai a cada ano ganhar o reconhecimento merecido até ser convidado a se juntar a esses caras. Acho que os feras merecem um destaque por tudo que vem fazendo pelo jogo a tantos anos, e por terem colocado o jogo no mapa da forma como está hoje. Esses aí são os pioneiros. E isso não quer dizer que eles somem do mapa de torneios com "mortais" - apenas os coloca mais na luz com outros imortais, vemos mais de cada um - acho que é pro bem do game e da nação. Eu não guento mais ver aquelas transmissões de "all in" de AK vs AQ - quero ver como jogam um J8 off pré-flop com pingo barato no BB com 3 limpers na mão num flop que vem KJ3, essas coisas. Se empolga, é bacana!

Anonymous said...

som bom do dia:

when mermaids cry
eagle eye cherry

ME said...

FOMIGONI, meu fiel e querido leitor - MIL DESCULPAS! Te chamei de Ivan num lapso momentâneo de semi-insanidade (kkkk!) - DESCULPA! Não foi minha intenção. Mas enfim, segue firme o que falei da sua jogada. É boa, é certa, foldar a melhor mão do jogo pré-flop é coisa de quem não joga pra ganhar e sim pra "pagar o buy-in" Nossa, que emoção isso né? (kkkk!) Não se sinta mal, mas quebre alguns objetos que ajuda. Bater no Tevez tb ajuda! ;-)

Quanto a dar um tempo de poker é sempre bom. Não pq está tomando bad beats, e sim pra descansar o próprio jogo, reciclar as idéias, e quando voltar, voltar com mais força e vontade. Sempre que dou um break, volto destruindo - literalmente! Mas não some daqui! Vc é peça CHAVE desse blog (pronto, me redimi, né não?)

Besos, ME

Anonymous said...

maridu
Bem, vamos por parte concordo que não esta havendo trabalho pós flop, e sim all in parece até o chato do sit go vou dar um crédito ao PPL por vc. kkkkkk
Formigoni discordo de vc. O legal da wsop é justamente isso, o fato de qualquer um ter o chance de jogar e ganhar. Foi isso que vez o poker ser o que é hoje.
Vitor

Anonymous said...

Caro EL Formica,

Se te serve de consolo eu tb fui eliminado de um torneio ontem em uma mão nojenta.Estava c 68K e a média era 12K.Estou no BB(blinds 600/1200) e recebo 98 espadas varios limpers dou raise p 2400 tds pagam flop 997(mas logo desconfiei pq algumas mãos atrás recebo 99 e quadrei no flop dobrei minhas fichas,meu santo logo desconfiou ME)aposto oq tem no pote uns 12k tds fold um paga turn bate meu 8 vou allin o cara paga e me mostra KK bom nem preciso falar oq bateu no river né?